Férias, periodo de passear, conhecer lugares, e até mesmo conhecer a própria cidade por outro ponto de vista. Então que tal um passeio de barco, mais precisamente de catamaran, são duas opções aqui no Recife, o passeio "pontes do Recife" e o "bairros do Recife".
O passeio de hoje foi o 'bairros' ele tem duração de duas horas e passamos por 14 pontes (alguns são viadutos mas eles chamam de pontes mesmo). Saímos do bar do catamaran às 9:30 da manhã (imagina só como não estava quente...), protetor solar hoje foi um item que saiu da bolsa várias vezes durante o percurso, pra evitar aquelas queimaduras ardidas do sol.
É a segunda vez que faço esse passeio dos bairros, ele é mais legal porque é praticamente dois em um, nesse passeio você passa por todas as pontes do outro percurso e vai mais além, até Casa Forte (na altura do Plaza), passando literalmente do luxo ao lixo. Os prédios mais altos, mais bonitos, mais caros entram em contraste com a poluição do Rio Capibaribe e a pobreza das palafitas. É chocante ver as condições em que as pessoas vivem no nosso estado, e isso também é visto pelos turistas que fazem esse passeio, é a visão nua e crua da realidade.
A primeira vez que fiz esse passeio foi no inicio do ano passado durante uma aula super legal do Senac (quando eu fazia Espanhol), valeu muito a pena levar uma câmera boa pra registrar todos os momentos, desde as paisagens até a reação dos colegas, o choque coma poluição, a alegria de dizer para os colegas "ei, olha ali meu predio, eu moro ali, eita meu irmão!!!", e acenar para a família. As cenas bizarras de garotos num prédio, que prefiro nem comentar o que eles fizeram de tão tosco, só digo que foi mais chocante ainda pra mim porque eles estavam no prédio onde eu morei.
Mas mesmo com esse contraste o passeio não deixa de ser bonito, tem coisas que você só vê de dentro do Rio como o Baobá centenário, as plantas, a parte de baixo das pontes que estão super conservadas a visão diferenciada de prédios históricos da cidade.
Hoje estava com a minha família, uma forma diferente de comemorar o "cumpleaños" da minha avó materna. estavam todos, primos, tios, mãe, irmã e avós. Depois dessa brincadeira almoço na casa de vovó, nem queria!
Enfim, recomendo o passeio, e se possivel com a companhia de amigos ou da família que fica ainda mais divertido.